#portodosnos

Salão mantém laço familiar no ramo da beleza

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Andrei Pache aprendeu com a mãe, Angela, a profissão que considera uma arte. Para os dois, investir no comércio local é prioridade

O Salão Super Star é o retrato de como alguns conhecimentos são passados entre as gerações. Nesse caso, de mãe para filho. Angela Pache, 50 anos, e o filho Andrei Pache, 27, dividem as ações no espaço preparado para mulheres e homens.

Angela iniciou profissionalmente no ramo ainda na adolescência, quando era colaboradora de outras cabeleireiras. Em 1996, aos 25 anos, abriu o próprio negócio, na Rua José Bonifácio. Na época, os recursos eram escassos e ela contava com apenas uma cadeira e uma mesa de manicure, além de morar longe do estabelecimento. Com o tempo, ela conquistou espaço e foi necessário mudar para um lugar maior. Hoje, Angela atende na Rua General Neto.

Dos três filhos, Andrei, 27, Andriele, 21, e Marcela, 16, o mais velho foi o único que se interessou a seguir os caminhos da mãe. Mas ela nunca os pressionou para que atuassem na área.

- Não podemos forçá-los a fazer nossas vontades. Sempre deixei claro que desejo o melhor para eles. A vontade partiu do Andrei. Hoje, ele e eu estamos felizes em trabalharmos juntos.

Andrei trabalha com a mãe há 5 anos. No início, cortava o cabelo de amigos e conhecidos.

- Na faculdade, eu não estava gostando das aulas de Engenharia de Produção. Então, pedi aos meus pais para fazer o curso de barbeiro. Foi a partir daí que comecei a gostar da barbearia. Fui me aperfeiçoando até que criei a coragem de começar a trabalhar - comenta o jovem barbeiro.

CAPACITAÇÃO
Tanto a mãe quanto o filho possuem cursos de cabeleireiros e estética. Atualmente, Angela cursa Estética e Embelezamento Pessoal na Unopar. Andrei fez várias especializações e, ainda, participou de treinamentos em Caxias do Sul e Porto Alegre.

Entre os serviços oferecidos no local, estão mechas, corte feminino, coloração, micropigmentação, depilação e manicure, pedicure. A barbearia oferece corte, barba, mechas masculinas, coloração e tratamentos capilares.

CLIENTELA
Conforme Angela, alguns clientes a acompanham desde que estava no antigo endereço. Além do mais, muitos se tornaram importantes amigos.

Para conseguir atender as restrições que a prefeitura municipal estabeleceu, o salão funciona apenas com horário marcado. Para atender os idosos, grupo de risco em relação a covid-19, eles são atendidos nas segundas-feiras, pela manhã

- Com horário marcado, percebemos que nosso atendimento ficou mais focado. Normalmente com muitas pessoas, há muitas conversas paralelas que nos atrasam e que podem prejudicar a qualidade do nosso trabalho - analisa Angela.

Nestes ambientes, costumávamos ver várias revistas para entreter quem espera por atendimento. No Super Star é um pouco diferente: há livros. Para a proprietária, esse processo agrada bastante quem frequenta o local:

- Os clientes leem, às vezes levam para casa, depois nos devolvem. É uma maneira bacana de sair da mesmice e, ainda, de agregar conhecimento na vida das pessoas.

DESENVOLVIMENTO
Angela adotou uma filosofia na forma de trabalhar: dar prioridade aos produtos e serviços feitos pelos clientes.

- Precisamos comprar o que é de Santa Maria ou da região, principalmente, em época de crise. Não podemos deixar nosso mercado enfraquecer.

SALÃO SUPER STAR

  • Atuação - Salão de beleza
  • Fundação - 1996
  • Empregos diretos - 2
  • Endereço - Rua General Neto, 250, Bairro Centro
  • Telefone - (55) 3221-3498
  • Redes Sociais - @salaosuperstar- (Instagram) @SalaoSuperStar (Facebook)

A CAMPANHA

  • A iniciativa #PorTodosNós convida cada santa-mariense a valorizar quem produz aqui, gera renda e empregos e ajuda o Coração do Rio Grande a pulsar mais forte, mantendo a esperança de dias melhores para o futuro de Santa Maria
  • Em ações institucionais, editoriais e comerciais, o Diário mostra a importância de consumir de quem trabalha por todos nós. A campanha teve início no dia 18 de abril de 2020 e seguirá com reportagens diárias nas plataformas impressa e digital
  • Ela é promovida em parceria com a prefeitura de Santa Maria e tem o apoio de 29 entidades e instituições de Santa Maria

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bandeira preta: entenda as regras de funcionamento que valem a partir de sábado

Próximo

VÍDEO: prometidas desde 2018, sinaleiras de pedestres ainda não foram instaladas na Hélvio Basso

Geral